O ministério de aconselhamento bíblico passou por uma fase de redescobrimento nestes últimos cinquenta anos, uma vez que facilmente notamos no Novo Testamento que era uma prática comum entre membros da primeira geração de igrejas.

O Dr. Jay Adams foi um dos maiores responsáveis por essa fase de redescobrimento da importância do ministério de aconselhamento bíblico para as igrejas locais nos EUA nos anos setenta. Dr. Adams, com alguns de seus livros lançados no Brasil, contribuiu para que muitos líderes brasileiros começassem também a considerar com mais atenção o aconselhamento. As duas obras principais foram: Conselheiro Capaz e Manual do Conselheiro Cristão, ambas lançadas pela Editora Fiel e os livretes de casos específicos nas áreas de casamento, preocupação e perdão, por exemplo, lançados pela Editora Refúgio.

Merece destaque também, a presença dos doutores Bob Smith e Bill Goode em fevereiro de 1988, numa conferência de aconselhamento bíblico na Igreja Batista Regular em Vila Lageado (São Paulo-SP), igreja na época pastoreada pelo Pr. Geber Monteiro Coelho.

De forma mais relacionada à história da ABCB (Associação Brasileira de Conselheiros Bíblicos), temos de destacar a representação do Pastor missionário Bill Moore que veio para o Brasil como missionário filiado a MNTB (Missão Novas Tribos do Brasil), para trabalhar entre índios no Amazonas. Depois, filiou-se a missão ABWE (Association Baptist of World Evangelism) para implantação de igrejas.

O Pr. Bill Moore tinha o desejo de organizar uma associação de aconselhamento bíblico no Brasil desde 1987, mas foi durante seu ministério de implantação da Igreja Batista Nova Aliança em Campinas-SP, que os esforços aumentaram, porém encontrou bastante resistência e infelizmente não houve outros pastores e líderes brasileiros naquela ocasião com interesse e com a visão no movimento de aconselhamento bíblico, uma vez que a maioria dos pastores e líderes nacionais eram integracionistas, ou seja, integravam aconselhamento dito bíblico, com pressupostos da psicologia secular.

O Pr. Bill Moore fez alguns cursos principalmente nos EUA. Foi certificado pela BCF (Biblical Counseling Foundation) e participou como professor internacional da BCF, sendo representante da instituição nos país de fala portuguesa. Ele trouxe dos EUA o treinamento da BCF e foi responsável em traduzir diversos manuais desta instituição, inclusive o Autoconfrontação. O Pr. Bill Moore também foi certificado pela NANC (National Association Nouthetic Counselors – atual ACBC) e participou como professor da mesma.

Lecionando e dando treinamentos na área de aconselhamento pelo Brasil à fora e em especial em São Paulo, no Seminário Batista Regular de São Paulo, Bill Moore procurou envolver líderes brasileiros para que o ministério se estabelecesse entre as igrejas nacionais. Com isso, não estamos dizendo que outros pastores não estavam exercendo o aconselhamento bíblico em solo brasileiro. Alguns deles, bastante sérios, estavam ligados ao SBPV (Seminário Bíblico Palavra da Vida).

Alguns dos pastores no Brasil que passaram a se engajar nesta área em parceria com o Bill Moore foram: Flavio Ezaledo (São José dos Campos-SP) e Pier Luigi Antonio Roberto (São Paulo-SP). Ambos estiveram presentes na conferência de aconselhamento bíblico de 1988 na Igreja Batista em Vila Lageado.

Em 1995, nas dependências do Seminário Bíblico Palavra da Vida, ocorreu a primeira conferência sobre o Autoconfrontação, no Brasil, patrocinada pela BCF tendo como professor Bob Schneider.

Nesta conferência, os pastores Bill Moore e Flávio Ezaledo se encontraram e conversaram sobre a necessidade de se ter uma associação brasileira sobre aconselhamento bíblico e ficou decidido que com o fim de divulgar melhor o aconselhamento bíblico no Brasil, esses irmãos estariam realizando conferências de treinamento de Autoconfrontação.

Iniciando em 1996, várias conferências de treinamento de Autoconfrontação foram ministradas em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Natal e Rio Grande do Sul.

Estes treinamentos continuaram nos anos seguintes edificando muitos irmãos e Igrejas em Cristo. Assim, muitos alunos foram alcançados pela visão. Um dos alunos dos cursos lecionados pelo Bill Moore em 1999 foi o Pr. Fernando Ferreira de Sousa, que naquele ano em diante passou a se aperfeiçoar na área do aconselhamento bíblico.

Também 1999, um grupo de pastores começou a planejar a organização de uma associação, inspirada em modelos como o da NANC (atual ACBC) dos EUA, visando divulgar a suficiência das Escrituras para o aconselhamento bíblico.

Foi então que no ano 2000, a ABCB (Associação Brasileira de Conselheiros Bíblicos) foi devidamente organizada, tendo os seguintes como membros fundadores: Flavio Ezaledo, Bill Moore, Pier Luigi Antonio Roberto, Fernando Ferreira de Sousa, Ricardo César Pereira e Renato Mincherian.

A primeira sede da ABCB foi uma sala nas dependências da Igreja Batista Esperança na Vila Clementino na capital paulistana. Mais tarde, passou a usar as dependências do Seminário Batista Regular de São Paulo como endereço institucional.

A ABCB passou a oferecer cursos e treinamentos em diversas regiões do Brasil e um momento marcante foi a realização da primeira conferência de aconselhamento bíblico em parceria com a NANC em 2007 na Igreja Batista Esperança em São Paulo-SP. O Pr. Randy Patten foi o preletor oficial na conferência com o tema: A Bíblia tem todas as respostas.

Com a realização dessa conferência que alcançou cerca de 120 pessoas a direção da ABCB passou a planejar uma nova conferência para o ano de 2009. Foi quando a parceria com a Faith Baptist Church de Laffayete (EUA) foi organizada e desde então, na cidade de Águas de Lindóia, no interior de São Paulo, as conferências anuais tem sido o principal meio de divulgar o ministério de aconselhamento bíblico em território brasileiro.

A ABCB é uma associação de caráter religioso que tem como propósito encorajar, reconhecer e padronizar o aconselhamento bíblico feito por pastores, missionários e leigos evangélicos que estejam comprometidos com a suficiência e a eficiência das Sagradas Escrituras, como única autoridade de fé e prática.

A ABCB é um ministério que visa servir as Igrejas brasileiras com o fim de ajudá-las a cumprir a Grande Comissão do Nosso Senhor Jesus Cristo (Mt 28.18-10), por treinar e preparar pastores, missionários e outros cristãos para estarem enfrentando, lidando e tratando todos os problemas biblicamente (Ef 4.11-16). O alvo da ABCB é oferecer cursos, treinamento e materiais que equiparão os seus associados para desenvolverem um discipulado em profundidade junto a todos aqueles que procurarem por soluções para os seus problemas, levando-os a se conformarem com a imagem de Nosso Senhor Jesus Cristo (Rm 8.28-29).